Saiba como será o cálculo da nova aposentadoria a partir de 2010
Acordo a ser votado propõe fórmula que soma idade a tempo de contribuição.
por Débora Ertel/Da Redação
Novo Hamburgo – O acordo fechado entre governo federal e centrais sindicais nessa semana, que propõe novo cálculo de reajuste às aposentadorias para 2010 e 2011, deverá provocar também mudanças no valor dos benefícios de quem irá se aposentar a partir do próximo ano.
Caso o projeto seja aprovado pelo Câmara Federal, o fator previdenciário – a combinação entre idade, tempo de contribuição e expectativa de vida, será extinto quando o candidato ao benefício alcançar a fórmula 85/95. Isso significa que a soma da idade do homem e seu tempo de contribuição deve atingir 95 anos e a da mulher, 85 anos. Com isso, não haverá descontos e o aposentado receberá o valor integral do benefício.
Um homem que começou a trabalhar aos 19 anos, por exemplo, caso sempre tenha se mantido empregado, com carteira assinada, aos 57 anos somará 38 anos de contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Assim: idade (57) + tempo de contribuição (38) = 95. O tempo exigido pelo INSS aos homens para se aposentar é 35 anos de contribuição.
No caso acima, o trabalhador estaria com 57 anos de idade quando atingisse esse tempo. No entanto, não alcançaria os 95 anos da fórmula (54+35=89). Para que o fator previdenciário não incida sobre o seu benefício, o ideal é que ele espere mais três anos para encaminhar a aposentadoria. Atualmente, para receber o salário integral os homens precisam ter em média 40 anos de contribuição e entre 58 e 60 anos de idade.
Como chegar ao fator previdenciário
O fator previdenciário leva em conta o tempo de serviço e a idade do segurado. Esse índice pode provocar uma redução no benefício, dependendo do tempo de contribuição, da idade do trabalhador e da expectativa de sobrevida do contribuinte no momento da aposentadoria.
A sobrevida é calculada a partir de estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após a realização do cálculo, sempre que o fator previdenciário for menor do que 1, há redução no valor do benefício.
Fonte: Diário de Canoas


Caro amigos aposentados, sabem porque o ilustre trabalhador brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva,não se preocupa com o aumento dos aposentados?porque entre outros rendimentos,só do inss o ilustre cidadão recebe R$5.180,49,como anistiado politico.É BRINCADEIRA? O sonho do demagogo é eleger a Dilma para ele se tornar presidente da Petrobras.VAMOS ACORDAR APOSENTADOS.
VC ESQUECEU QUE ELE GANHA DA VILLARES, A QUANTIA MAIS OU MENOS DE R$ 4.500,00, OU MAIS, PELA PERDA DO DEDO…………
josé, concordo com você, mas não se esquece dos demais… FERNADO HENRIQUE (FHC tem 4 aposentadorias, todas maiores do que o LULA E OUTROS CHEGAM A TER 5 APOSENTADORIAS… AGORA TE PERGUNTO…Quantas você terá? Eu terei, se conseguir chegar lá, somente uma, sempre contribuí pelo teto… ficarei feliz se conseguir receber o teto de R$3200,00… pois falta 11 anos para mim aposentar, isso se a nova lei não nos surrupiar
E um pequeno detalhe…………Alguém sabe pq o digníssimo é considerado “anistiado político”??????
Alguém pode me responder ? meu email é fsrgomes@hotmail.com. Obrigado !
Eu completo 35 anos de contribuição aos 49 anos, pois comecei com a trabalhar com 14.
Com o Fator Previdenciário em vigor atualmente, o do FH, é aplicado no meu caso, como eu já estava no sistema na criação da Lei, uma tabela de conversão onde eu precisaria trabalhar + 4 anos para que não incidisse o fator. Ou seja, eu me aposentaria com 53 anos de idade sem incidência do Fator.
Com o Fator 85/95, como fica o meu caso ? Vai piorar a situação para mim ? Ou ainda vou conseguir me aposentar aos 53 anos ?
Alguém pode me responder ? meu email é fsrgomes@hotmail.com. Obrigado !
Eu completo 35 anos de contribuição aos 49 anos, pois comecei com a trabalhar com 14.
Com o Fator Previdenciário em vigor atualmente, o do FH, é aplicado no meu caso, como eu já estava no sistema na criação da Lei, uma tabela de conversão onde eu precisaria trabalhar + 4 anos para que não incidisse o fator. Ou seja, eu me aposentaria com 53 anos de idade sem incidência do Fator.
Com o Fator 85/95, como fica o meu caso ? Vai piorar a situação para mim ? Ou ainda vou conseguir me aposentar aos 53 anos ?
No seu caso, Sr. Orlando, a situação iria piorar um pouco, pois de acordo com o novo projeto, haverá combinação entre a soma do tempo de contribuição e da idade do contribuinte para se obter a aposentadoria integral, que no caso de homem deverá totalizar 95.
Nesse novo sistema, o Sr não conseguiria se aposentar com 53 anos de idade e com 39 de contribuição, porque a soma deles equivale a 92.
O Sr teria que trabalhar pelo menos por mais 1 ano e meio para atingir 95.
Espero que tenha lhe ajudado.
Tenho 51anos e30anos decontribuição estava pensando em me aposentar mas agora vou vou ter que trabalhar + quato anos.
Com o Fator 85/95, como fica o meu caso ? Vai piorar a situação para mim ?
Que vergonha o presidente sr.lula já esta com com o dele garantido é uma poca vergonha.
Tenho 51anos e30anos decontribuição estava pensando em me aposentar mas agora vou vou ter que trabalhar + quato anos.Com o Fator 85/95, como fica o meu caso ? Vai piorar a situação para mim ?
Que vergonha o presidente sr.lula já esta com com o dele garantido é uma poca vergonha.
Contribuí por vários anos da minha vida sobre 20 salários mínimo. (contribuição sobre?)
Parece me que depois foi limitado o teto a 15 mínimos.(contribuição sobre?)
Após o governo, mudou para 10 salários minímo referenciais (referenciais!!!, o que é isto ?) ( onde está o respeito?)
Quem me devolverá o que contibuí a mais para ter umna aposentadoria digna.
Para quem contibuí? Para onde foi este dinheiro? O governo deve explicação.
Sempre atrelaram as contribuições ao o salário mínimo. Porque esta discução toda, o governo está na obrigação de honrar, sair da contramão. Houve campanha em cima deste tema, lembra…
Até hoje em nenhum discurso dos governistas ouví “eles pagaram pelo direito de…”.
Dão entendimentos que o governo nos deve obrigações de …, aí sim né!!!!
Aposentei me 2003, não acreditando em mais nada, aos 53 anos de idade com 35 anos de contribuição ( Comecei a trabalhar muito cedo) , peguei o fator previdenciário, pois aí, o governo estabeleceu o tempo que eu ainda iria viver, se acharam Deus. Perdi (emos) por lei porca FHC e seus asseclas ). Minha aposentadoria foi 7,16 salários mínimo, na época. Quanto está hoje é sabido. Meu histórico de contribuições não valeram nada para minha aposentadoria.
E mais, por seis anos após aposentadoria ainda recolhí para a previdência.
Para onde vai toda esta arrecadação, minha e de outros contribuientes já aposentados. Não nos é revertido em beneficios…
É realmente deploravel uma situação onde as centrais sindicais desse pais engole tudo que o governo federal quer.
Imagine um Pais como Brasil, com caracteristicas em pleno seculo XXI de subdesenvolvido e nosso instituto (IBGE)afirma que a sobrevida dos brasileiros é semlhante a pais de primeiro mundo dvemos rir não.
Vejamos alguns exemplos um rapaz que nasce em um grupo de classe denominada pelo estudiosos dos institutos como sendo classe media baixa que em nosso pais é a predominancia, tem que contar com sorte em conseguir um lugar no mercado de trabalho muito cedo em um pais que tao somente agora cosegue dar alguns passos na criação de empregos perguta-se como ficam os outros jovems que nao tiveram essa sorte? outa situação é imagina um jovem permanecer empregado durante 35 anos em empresas brasileiras quando na realidade sabemos que isso é ficção.
logo se comclui que nao levaremos em conta nem o periodo desse rapaz jovem em tentar faculdade para melhorar os seus conhementos tentando fazer-se incluir em clases com melhores recursos nesse pais.
Devemos concluir que nossos jovens terao muita sorte em ter uma trajetoria sem nemhum obstaculo. Ele deve estar empregado e ter formação cultural exigida pela novoa sistema possibilitando ao memso um emprego rapido logo ao sair para maioridade ou ate mesmo.
Que maturidade desses nossos governantes estamos realmente crescendo para melhor….
as centrais sindicais não engolem tudo que o Governo quer não, o que acontece, que CUT, CGT, UNE, ONGS, MST, todos vivem as custas do ERÁRIO PUBLICO e são PETISTAS, e sendo assim não ficarão contra LULA NUNCA. O que o povo ainda não acordou é que somos MAIORIA, e se todos forem as ruas isso acaba. Veja o Exemplo de Brasilia. O ARRUDA tem que ser afastado, tem que perder od direitos politicos, tem que devolver ao erário o que recebeu. Para tanto as pessoas para fazerem este movimento FORA ARRUDA como esta acontercendo em brasilia, principalemente por parte da OAB, CUT e UNE, não tem credibilidade, porque não fiozeram o mesmo no caso MENSALÃO, DOLAR NA CUECA, CASO SILVINHO LAND HOVER, FAZENDA FILHO DO LULA, CASO GUIME COOPE, DEFESA DE LULA A SARNEY E RENANM. Onde stavam a CUT, UNE, MST, OAB nesta época? Todos não são iguais, ou se for do PT é honesto e nada se faz? se for assim o ARRUDA tem salavação é so FILIAR AO PT que não haverá moviumento contra ele. UMA VERGONHA – FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT E TODOS SEUS ALIADOS, porque o brasil nÃao merece essa gente
VAMOS A BRASILIA FAZER PASSEATA LUTAR PELOS NOSSOS DIRETOS FICAR AQUI TECLANDO REVOLTA MAIS ENTAO VAMOS PEDIR PARA QUE O SENHOR LULA QUE JA FOI TRABALHADOR COMO A GENTE OLHE POR NOIS AGORA NESTE MOMENTO TAO ANGUSTIANTE QUE NOIS QUE JA LUTAMOS TANTO POR ESTE PAIS MERECEMOS TER UMA APOSENTADORIA DIGNA PARA QUEM CONTRIBUIU POR 35 ANOS PRECISAMOS DE UMA APOSENTADORIA INTEGRAL NAO IMPORTA A IDADE SE ALGUEM QUISER PODE ME LIGAR E VAMOS A BRASILIA MEU CELULAR E 011 99696956 LCCOSTA2004UOL.COM.BR OBRIGADO LUIZ CARLOS
Nem sei o que irá acontecer no futuro…O que será de mim??? Tenho 34 anos de idade,tenho em média 08 anos de contribuição e, 02 anos de insalubridade…Acho que quando chegar a minha aposentadoria, já estarei morto há tempo…
Essa lei deveria valer para todos os políticos também, só para sentirem na pele o que o povo brasileiro está sentindo, não é???
Será que o Lula tem culpa disso tudo sozinho ou, tem uma máfia por trás disso tudo…Acho que o Lula pode até estar sendo um laranja nessa história…afinal dizem que ele é um analfabeto! Embora dizem isso À respeito do Lula, acho que ele é até mais culto do que o Caetano Veloso…Não consigo imaginar o Caetano Veloso presidente da república…Enfim, acho tudo isso muito confuso…e agora,quem irá nos salvar???
Luiz Carlos – E-mail: lcf.franca@ig.com.br
vOCE NÃO PRECISA IR A brasilia PARA FAZER O MOVIMENTO NÃO. bRASILIA JÁ FOI CONSTRUIDA LONGE DO POVO PARA ISSO MESMO PARA QUE NÃO HAJA PROTESTO. FAÇA UM MOVIMENTO EM SEU MUNICIPIO CONTRA ESSA GENTE, COLOQUE UMA FAIXA EM SUA RESIDENCIA COBRANDO DE LULA O QUE ELE PROMETIA OU SEJA APOSENTADORIA INTEGRASL PELA QUANTIDADE DE SALÁRIO MINIMO. GAnhou a elição esqueceu, como alias ele esquece e não sabe de nada. ELE ESTA APOSENTADO COMO ANISTIADO POLITO EM 1988 AOS 42 ANOS DE IDADE, COM MAIS DE R$ 5.000,00 sem pagar INSS E IMPOSTO DE RENDA. sabe o motivo da aposentadoria? FOI PORQUE FICOU PRESO 30 DIAS EM SÃO PAULO NA GREVE DO ABC DE 1979.E O TRABALHADOR? tem que trablhar 35 anos e ter 65 de idsade. Que belza não. Sendo assim voce acha que LULA, DILMA E O PT ESTÃO PREOCULPADOS COM VOCE E OS APOSENTADOS? o que temos QUE FAZER, e NAS urnas votar contra esses parasitas. veja o caso do decreto de anistia que esta dando polemica? PORQUE LULA NÃO ACABA ENTAO COM A APOSENTADORIA REVOLUÇÃO QUE ELE RECEBI? Isso não interessa a ele não é?
Estou preocupado com minha aposentadoria sempre imaginei que houvesse homem sério nesse brasil , estou trabalhado desde 1972. E não vou deixar por menos o que é meu vou lutar até o fim.
estou com 53 anos de idade e com 35 anos de contribuiçao ,eu ia aposentar agora no dia 1 de setembro de 2009 mas nao sei o que faço ,se eu espero essa mudança na lei ou peço minha aposentadoria ,mas o pior é que fiz uma simulaçao e com essa perspectiva de vida minha aposentadoria sera uma grande fortuna de 833,00 mensais ,o governo adivinhou que vou viver até os 80 anos e vai ter que me pagar por 27 anos ainda rsrsrsrsr.Eu contribuo por pró -labore e isso que me ferrou mais ainda ,contribuo com muito 20 % do valor e vou sair com essa merreca
gostaria de saber como vai ficar o meu caso comecei contribuir aos 17 anos em 2011 completarei os 35 anos de contribuiçao e 53 anos de idade, iria me aposentar no sistema antigo pelo fator previdenciario de 80% das maiores contribuiçoes de 94 para ca, pelo direito adiquido nao preciaria esperar ate os 65 anos de idade se for aprovado pela camara dos deputados o projeto 85/95, terei que trabalhar mais anos para me aposentar, eu estou contribuindo como autonomo fazendo um esforço danado para contribuir com o maximo se tiver que trabalhar mais alguns anos não terei condições de recolher sobre o maximo porque esta muito dificil, dai quando eu for aposentar daqui alguns anos a media vai ficar baixo, entao voces tem que estudar bastante antes de aprovar a lei para não prejudicar nos aposentados no futuro espero resposta.
Lula, criatura doida, quando voce vai acordar e ver que voce é, como todos, um hóspede desse mundo. Ou voce acha que vai viver para sempre? Cuidado com o abuso de poder! A Deus cabe toda a vingança. Ele vingará para nós, os prejudicados com essa Lei maluca que voce inventou. Cuidado com a máfia dos sequestros, a bandidagem e todos esses que voce ganhou com arroz e feijão podres!!!!!!!!!!!!
Solicito orientação, se possível. Vou completar 58 anos de idade em 31 de dezembro de 2009. Em agosto completei 38 anos de contribuição para o INSS.Trabalho em uma instituição pública, mas sou celetista. Trabalho também para a Fundação há 13 anos, sendo este um outro contrato de trabalho. O que é melhor? Aguardar a aposentadoria proposta? Fator 85/95, ou pedir imediatamente. Podem me orientar.
Obrigada
Marta
BOA TARDE MARTA, TAMBÉM ESTOU PASSANDO POR ESTA DÚVIDA, MAS O SEU CASO PARECE MAIS SIMPLES. AGUARDE MAIS UM POUCO, TEMOS 3 SITUAÇÕES, SER VOTADO PELOS DEPUTADOS, UM ACORDO OU MESMO O FATOR 85/95 SER APOVADO. ESPERANDO VOCÊ TERÁ CERTEZA QUE PODERÁ RECEBER O VALOR MÁXIMO QUE TERÁ DIREITO JUNTO AO INSS. EU VOU ESPERAR, SEJA O QUE DEUS QUISER. BOA SORTE
Olá pessoal; tenho 53 ano de idade e 35 anos de contribuição no INSS, por favor, me informem: Poderei me aposentar com 100% dos meus direitos, pois estou a trabalhar desde 1974, será que não estou na faixa dos direitos adquiridos, afinal de contas sou brasileiro e tenho participado do crescimento de nossa nação, olha
só, eu nunca deixei de pagar o INSS, será que agora vou ser prejudicado pelo nosso
Presidente Excelentíssimo Sr.Lula. O Sr. também foi da nossa classe, nos ajude!!!!
jose fernando voce esta ferrado igualmente a mim, 53 anos mais 35 anos de contribu, igual a 88 falta 7 anos para 95 divide por 2 , da 3 anos e meio para voce se aposentar pela droga do 85/95
Margoth
Pela nova lei voce teria que trabalhar mais dois anos apenas, pois aumentaria a tua idade para 53 anos e a tua contriuição para 32 anos. 53 anos mais 332 anos igual a 85 anos.
PAULO PAIM QUE LEI E ESSA EU VI O SENHOR NA REDE VIDA ONTEM ENTAO SUA LEI E PRA QUEM COMEÇA COM 25 ANOS E 35 DE CONTRIBUIÇAO E NOS QUE COMEÇAS NOVO COM 14 ANOS COMO EU 35 DE CONTRIBUIÇAOVAMOS A BRASILIA FAZER PASSEATA LUTAR PELOS NOSSOS DIRETOS FICAR AQUI TECLANDO REVOLTA MAIS ENTAO VAMOS PEDIR PARA QUE O SENHOR LULA QUE JA FOI TRABALHADOR COMO A GENTE OLHE POR NOIS AGORA NESTE MOMENTO TAO ANGUSTIANTE QUE NOIS QUE JA LUTAMOS TANTO POR ESTE PAIS MERECEMOS TER UMA APOSENTADORIA DIGNA PARA QUEM CONTRIBUIU POR 35 ANOS PRECISAMOS DE UMA APOSENTADORIA INTEGRAL NAO IMPORTA A IDADE SE ALGUEM QUISER PODE ME LIGAR E VAMOS A BRASILIA MEU CELULAR E 011 99696956 LCCOSTA2004UOL.COM.BR OBRIGADO LUIZ CARLOS
O Aposentado poderia até continuar trabalhando até seus 85, 95, 110 anos contanto que já esteja recebendo o que tem direito pelas suas contribuições logo após complete seus 60 anos. Na aposentadoria sem insalubridade e um tempo inferior para os que atuaram em áreas insalubres, como diga-se de passagem já é consagrado, acredito ser direi do cidadão continuar exercendo suas atividades até o final da vida, contanto que não mais seja recolhido a conribuição já que tenha adquirido sua aposentadoria. Os que já contribuiram e se aposentaram, continuaram a contribuir claro que acho justo que se faça um novo cálculo incluindo os anos de contribuição excedente para que lhe seja de maneira justa seu novo provento.
Em tempo digo pessoas que aposentaram em áreas insalubre claro deverão continuar se aposentando com um tempo de contribui~ção menor, pois acho que isso é justo. estou retificando o comentário anterior ( Errata )
Meus caros amigos trabalhadores desse país. Sou engenheiro; na verdade, um simples peão que luta para sobreviver no tabuleiro voraz do sistema capitalista, o qual o governo lula tanto combateu e que, de alguma forma, continua alimentando. A alguns anos atrás um conhecido disse-me o seguinte: existem dois tipos de governo: o Estado pobre e o povo rico, ou o Estado rico (incluindo os altos salários do funcionalismo público) e a classe média cada vez mais pobre. E tudo é uma questão de escolha ou sorte! Mas o governo lula está cada vez mais rico, a ponto de emprestar dinheiro, pela primeira vez, para o tal do FMI.Como dizia um velho amigo: na vida ou você é prego ou martelo!Façam a sua escolha, se é que temos escolha.Mesmo assim, desejo-lhes uma feliz aposentadoria!Tudo acaba em pescaria!
Eu tenho 53 anos de idade, e 30 de contribuição., ja posso pedir minha a posentadoria, ou não. Como fica minha situação diante do fator85/95. Por favor aguardo uma resposta.
Obrigada.
Zilda.
Oi gostaria de saber apartir de quantos
anos meu avô pode pedir a aposentadoria dele
pois ele tem 64 anos e começou a trabalhar
com 14 anos
Obrigada
Aguardo a Resposta….
Já está mais que na hora do seu avô se aposentar querida Karen,vá até ao INSS procurar saber sobre toda a documentação que necessita para dar entrada e, boa sorte! Acho que ele tem direito de se aposentar com 100% de benefício…Desejo uma boa aposentadoria ao seu avô,ok? Segue abaixo o meu e-mail caso você queira me contatar…
lcf.franca@ig.com.br
Sou professora, tenho 57 anos de idade e 25 anos de contribuição (regência de classe). Destes, 14 anos são de serviço público. Quando fui fazer minha contagem para me aposentar, fui informada que deveria ter pelo menos 20 anos de serviço público para poder desfrutar da aposentadoria integral. Caso contrário terei uma perda considerável no salário além de não ter direito a paridade. Como o fator 95/85 pode me beneficiar? Como fico sabendo se a lei foi aprovada e quando entra em vigor? Muito obrigada.
Completei 30 anos de contribuição e farei 50 anos em janeiro.Dei entrada no INSS em setembro e recebi comunicado da liberação . Do valor de r$ 1990,00 caiu para r$ 1.125,00 por conta do fator prev. e tambem expect.vida. PODE ???
Não sei o que fazer ,não SAQUEI nada no banco,ainda posso recusar e continuar contribuindo.Se for aprovada a lei 85/95 vou ter que trabalhar até 55 anos….
No posto do INSS eles dizem que esta lei ainda esta em discussão para o proximo ano e alem de tudo continuará com o fator previdenciario porem num percentual menor . NÃO DA PARA CONFIAR NESTE GOVERNO QUE TEMOS!!!
QUEM DESTA CURRIOLA GOVERNAMENTAL SE APOSENTA NESTAS CONDIÇÕES DE NÓS TRABALHADORES??? ME AJUDEM !!!OBRIGADA
O que fazer ???
Perguntas:
a) Quando começa a vigorar essa nova lei ?
b) Quanto ao cálculo do benefício: A Lei anterior exclui do cálculo contribuições
havidas antes de julho/94. Essa nova lei também exclui ?
c) Quando saberemos se o cálculo vai voltar a ser pela média das últimas 36 contribuições (Senador Paim) ou se isso vai ser vetado ?
Que vergonha Presidente! Se eu pudesse tirava mais 4 dedos da sua mão para que você tenha mais respeito com os aposentados principalmente aqueles que votarma em você…
VOU FAZER 52 ANOS EM 10/12/2009, E ESTOU COM 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, COMO É QUE FICA A MINHA APOSENTADORIA, SERÁ QUE OS SENADORES E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TAMBÉM QUANDO TRABALHADORES TAMBÉM TINHA SONHOS NA SUA APOSENTADORIA, POIS EU VIVO PENSANDO DIÁRIAMENTE QUE PARA RESOLVER ESTE ASSUNTO SÓ JESUS CRISTO, POIS OS HOMENS DA TERRA SÓ PENSAM EM SEUS INTERESSES PARTICULARES E FAZER COM QUE OS INOCENTES PAGUEM PELOS CULPADOS.
Como diversos cidadãos que informaram no site, tenho 54 anos de vida e 33 anos de contribuição previdenciária. Gostaria de saber se a “nova lei” da aposentadoria trará alguma espécie de transição ou chamado pedágio, ou se somente compreenderá o fator 85/95. E mais, devo requerer aposentadoria proporcional ou devo aguardar a “nova lei”?? (Agradeço pela resposta).
CARLOS, VOCE RECEBEU RESPOSTA ???
isto e uma vergonha, pra quem esta com essa lei,maldita,que so prejudica os trabalhadores,e voces como fica,nao precisa ne,sempre sobra pra os mais fraco, deus e pai
Todo este calculo de expectativa de vida realizado pelo IBGE, é muito bonito. Mas cai na real, porque o IBGE não apresenta uma pesquisa de quantos homens proximos dos 60 anos, possuem um emprego digno com um bom salario para poderem aposentar-se bem !!!.
NÃO ADIANTA DAR REAJUSTE INTEGRAL DO BENEFICIO NA OCASIÃO DA APOSENTADORIA…..SE O GOVERNO TIPO PT/LULA DEPOIS MINAM TODO E QUALQUER REAJUSTE DEVIDO ..O FAZEM COMO BEM ENTENDEM….EU RECEBIA 4 SALARIOS MÍNIMOS ANTES DE FAMIGERADO GOVERNO LULA ASSUMIR O PODER….HOJE OITO ANOS DEPOIS RECEBO POUCO MAIS DE 1 SALARIO MÍNIMO……….ADIANTA ALGUMA COISA ESSE FATOR PREVIDENCIARIO????? O CERTO E VINCULAR O SALARIO MÍNIMO AO VALOR DAS APOSENTADORIAS…PORQUE QUANDO PAGAMOS PAGAMOS ENCIMA DO SALARIO MÍNIMO VIGENTE NA ÉPOCA….VIGENTE….VIGENTE….HOJE ESSE GOVERNO DE LADRÕES NOS PAGA O QUANTO QUER……..É UMA VERGONHA…..VAMOS FICAR ATENTOS AO QUE REALMENTE NOS INTERESSA…….ESSA DE FATOR PREVIDENCIARIO E SÓ PRA NOS TIRAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É BOM PRÁ NÓS.
ESSA DE FATOR PREVIDENCIARIO É SÓ PRÁ NOS TIRAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE INTERESSA AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, QUE É A VINCULAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO AS APOSENTADORIAS E PENSÕES…….POR FALTA DESSA VINCULAÇÃO, EU QUE RECEBIA 4 SALARIOS MINIMOS ANTES DO GOVERNO LULA…..HOJE RECEBO POUCO MAIS DE 1 SALÁRIO MÍNIMO……………É UM VERDADEIRO ROUBO COMO NUNCA ANTES HOUVE NA HISTÓRIA DESSE PAÍS.
CADÊ OS R$ 400.000.000.000,00 BILHÕES TIRADOS DA PREVIDENCIA SOCIAL DESDE O COMEÇO DO GOVERNO LULA…..E DESVIADOS PARA OUTRAS ÁREAS………….CADÊ….CADÊ….CADÊ… E VÃO TIRAR MAIS R$ 18.000.000.000,00 BILHÕES AGORA EM 2010………………..ASSIM NÃO DÁ….ENTÃO A PREVIDENCIA SE ESTA EMPRESTANDO TANDO DINHEIRO ASSIM…..NÃO ESTÁ EM CRISE….QUE CRISE….QUE CRISE…..MAS ESSE GOVERNO PT/LULA SÃO UNS LADRÕES E SAQUEADORES…É UM ABSURDO ESSES LADRÕES NO PODER……..CADÊ ESSE DINHEIRÃO TODO CADÊ…….CADÊ…!!!!!!!!!
EU GOSTARIA DE SABER POR ONDE ANDA OS R$ 400.000.000.000,00 BILHÕES DESVIADOS DA PREVIDENCIA ,DESDE O COMEÇO DO GOVERNO LULA, AFINAL ENTIDADE FÁLIDA COMO ELE SEMPRE DIZ, NÃO EMPRESTA DINHEIRO..NÃO É?????? E SEI QUE ELES PRETENDEM PEGAR MAIS R$ 18.000.000.000,00 BILHÕES AINDA EM 2010, TALVEZ SEJA POR ISSO QUE NÃO QUEREM DAR AUMENTO ALGUM……CAMBADA DE LADRÕES E SAQUEADORES COMO NUNCA HOUVE NA HISTÓRIA DESSE PAÍS…!!!!!!!!!!!!!
DESCOBRI PORQUE NÃO QUEREM DAR AUMENTO NENHUM: ALÉM DOS R$ 400.000.000.000,00 BILHÕES DESVIADOS DA PREVIDENCIA DESDE O COMEÇO DO GOVERNO LULA……PRETENDEM AINDA EM 2010 TIRAR MAIS R$ 18.000.000.000,00 BILHÕES…PARA OUTRAS ÁREAS…..ENTÃO COMO PODE UMA ENTIDADE FALIDA COMO ELES SEMPRE DIZEM…EMPRESTAR TANDO DINHEIRO ASSIM PARA ESSE GOVERNO FORMADO POR LADRÕES E SAQUEADORES…COMO PODE…..SÓ QUERIA ENTENDER;;;!!!!!!!!!!!!
COMECEI A TRABALHAR COM 45 ANOS DE IDADE, TENHO 15 ANOS DE REGISTRO EM CARTEIRA, VOU FAZER 60 ANOS DE IDADE EM SETEMBRO DO ANO QUE VEM, COMO FICA MINHA SITUAÇÃO? NÃO APOSENTO MAIS????????
POR FAVOR RESPONDM MINHAS DUVIDAS, OBRIGADA.,
VALERIA
A nova lei é mais pereversa que a atual. irá atingir milhões que podem aposentar dentro de no máximo 02 ou 03 anos com idade inferior a 60 anos, mesmo perdendo um pouco do salário por causa do fator previdenciário, más que não querem caducar no serviço e aproveitar a vida um pouco mais.
Quero saber se a nova lei de aposentadoria 85/95 vai valer para todos os contribuintes que ainda não encaminharam pedido de aposentadoria ou é para quem está começando a trabalhar agora? Obrigada.
tenho 64 anos de idade e 34 anos de contribuiçao, quais meus diretos, a partir de 2010 posso soliçitar a aposentadoria integral.
Antonio Xavier de Oliveira
Preciso de informacao sobre minha crítica situacao.
Qual será meu procedimento caso o fator for extinto.
Meu EMAIL é “tiaofreitasneto@hotmail.com”.
Eu já contribui 35 anos na previdencia, tenho 55 anos de idede, tenho tambem 15 anos de trabalho insalubre, (A crise me pos na rua)Requeri minha aposentadoria… Recebi a carta de concessao, informando-me 72% de direito a aposentadoria em Agosto… Até hoje nao assumi este covarde e foamigerado salário.
Estou sem saber o que fazer… Tenho medo de assumir a aposentadoria, e depois nao ter direito ao sistema novo, que na verdade é antigo, caso seje aprovado…
Neste caso me considero meio aposentado, e mau informado….
Eu acho incrivel e vergonhoso que há muitos como “EU” passando por incertezas nesta altura da vida, o pior é o bresileiro ainda ter que entrar na justica para reaver seus direitos contra sua própria NACAO… “ISSO É UMA VERGONHA” Que PAÍS é esse…???
Essa votacao tem que ser aprovada e voltar ao sistema normal dando direito de quem cumpriu seus deveres previdenciários.
Chega de maracutaia contra quem mais trabalhou no desenvolvimento deste PAÍS.
Que Deus abencoe voces…
Antecipo cinceros agradecimentos
Espero cinceras respostas.
Por favor colegas, o questionamento do colega Tião também é o problema que estou vivendo no momento.
Agradeceria a opinião dos senhores para que eu possa tomar uma decisão.
Obrigado.
Sérgio
Boris é que esta certo:
Isto é uma Vergonha! Ainda de quebra um filmizinho para enganar o povo !
Quanto tempo ainda faltam para eu me aposentar? pois tenho 52 anos de idade e 28 anos de serviço.
Fineza me responder
Parabéns aos nossos “ilustres políticos” que como sempre nos deixam cada vez mais ENVERGOLHADOS E DESILUDIDOS.
ACORDA BRASIL!!!!
Não acretido que eles estejam fazendo isso com nós brasileiros. Estou envergonhada de ser brasileira, quanto tiver meus 85 anos não precisa mais, pois estarei com um pé na cova…
Parabéns para eles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
.
Tenho 39 anos e 23 anos de contribuição.
Quando vou poder rquerer a minha aposentadoria com esta nova lei?
Vou completar em fevereiro 50 anos e tenho 34 anos de contribuição, quando posso dar entrada na minha aposentadoria?
aguardo resposta
Este país é uma vergonha, Sr. Presidente….tenho 52 anos e 30 anos de trabalho, eu teria direito por lei de me aposentar com salário integral, mas no entanto fui fazer os cálculos com um advogado e se eu me aposentar agora reduz em 40% a minha aposentadoria devido a perspectiva de vida….quem diz Sr. presidente que vou viver até os cem anos? ainda mais que tenho vários problemas de saúde, e se me aposentar com os 60% não dá nem para comprar os remedios que tenho que tomar para o resto da vida…quem vai me sustentar? Eu achava que o nosso presidente por ser um homem do povo,por ter sido um trabalhador como nós olharia mais por nós trabalhadores…agora viver de esmola que nem uma grande parte dos brasileiros vive, isto eu não quero. Quero viver com dignidade. Pense nisso Sr. Presidente ( com todo respeito que tenho pelo sr.)
Já contribui 34 anos e 04 meses,e tenho 61 anos de idade,c/ a nova lei posso me
aposentar em 2010 ?
Grato.
EU SOU METALURGICO E TRABALHEI NA REGIÃO DO ABC,INCLUSIVE DEI UM ABRAÇO NO ATUAL PRESIDENTE ONDE TINHA A MAIOR ADIMIRAÇÃO HJ NÃO PENSO ASSIM POIS ESTAVA PRESTES A ME APOSENTAR,E COM ESTA NOVA LEI ELE QUE SE DIZIA TRABALHADOR SABE COMO É SOFRIDO E LUTAVA PELOS NOSSOS IDEAIS DE UMA MELHOR APOSENTADORIA. HOJE ELA NOS TRAIU DE CERTO PORQUE JÁ ASSEGUROU SEU PÉ DE MEIA ENQUANTO OS QUE ESTÃO PRESTES A SE APOSENTAR QUE SE DANEM,DEVERIA TER UMA LEI PARA PROTEGER ESSES TRABALHADORES QUE COMEÇARAM A 30 ANOS OU MAIS PORQUE ISSO NÃO É JUSTO O QUE ESTÃO FAZENDO COM O POVO BRASILEIRO. ACREDITO QUE TEMOS SIM QUE IR A LUTA PELO NOSSOS DIREITOS PORQUE SE O SR. PRESIDENTE AINDA FOSSE LIDER SINDICAL COM CERTEZA ELE INVOCARIA O POVO A FAZER MANIFESTAÇÕES CONTRA ESTE ABSURDO DE LEI.
TER OU SER,ERICH FROMA nossa experiência social é a maior alguma vez feita no sentido de resolver a
questão de se o prazer poderá ou não ser uma resposta satisfatória para o
problema da existência humana. Pela primeira vez na História, a satisfação do
prazer não constitui apenas o privilégio de uma minoria. Tornou-se acessível a
mais de metade da população. Ser egoísta não se relaciona apenas com o
meu comportamento mas com o meu caráter. Ou seja : que quero tudo para
mim; que me dá prazer possuir e não partilhar; que devo tornar-me ávido,
porque, se o meu objetivo é ter, eu sou tanto mais quanto mais tiver; que devo
sentir todos os outros como meus adversários: os meus clientes a quem devo
iludir, os meus concorrentes a quem devo destruir, os meus trabalhadores que
pretendo explorar. Nunca poderei estar satisfeito, porque não existe fim para os
meus desejos; devo sentir inveja daqueles que têm mais e receio daqueles que
têm menos. Mas tenho de reprimir todos estes sentimentos para poder revelarme
(aos outros e a mim próprio) como o ser humano sorridente, racional,
sincero e amável que toda a gente pretende ser.M>
ATÉ QUANDO ESSA TORTURA VAI CONTINUAR,ESSA BARBARI CONTRA NÓS APOSENTADOS,ESTÃO NOS TRATANDO COMO LIXO HUMANO ,SO QUEREMOS O QUE É NOSSO POR DIREITO,DIREITO ESSE ADQUIRIDOS DURANTE ANOS DE LABOR.O QUE NÃO É O CASO DE TODOS OS POLITICOS,QUE SE APOSENTAM COM APENAS ALGUNS ANOS DE MORDOMIA.
Vou completar em fevereiro 50 anos e tenho 34 anos de contribuição, quando posso dar entrada na minha aposentadoria?
aguardo resposta
para Agnaldo, concordo com vc também fiu metalurgica inclusive trabalhei na Scania . companheira do LULA, tenho 5l anos, tenho 30 de contribuição, ajudei a eleger o Companheiro, e fico como?
Mais uma vez fico revoltada ao ler noticias sobre o fim do fator previdenciario…
Como os líderes do governo dizem que devem EVITAR APOSENTADORIAS PRECOCES??? Poxa vida trabalhei durante 30 anos …desde os 17 anos de idade NUNCA FIQUEI DESEMPREGADA e por ter me aposentado aos 47 anos perdi 60% do salario na ativa e nossos lideres acham que é pouco????? QUE SOU PRECOCE????? Precoce foi eu ter trabalhaDo tanto e ter adquirido hernia de disco, tendinete na supra espinhal, tendinite nas mãos e braços e nem o INSS ter reconhecido meu problema.EU NÃO SOU APOSENTADO PRECOCE CUMPRI O TEMPO QUE A LEI MANDA…CADE MEU DIREITO?????????????
Olá Dona Valéria Santos, tudo bêm? Quer dizer…imagino como tudo está…
Quer dizer que a senhora trabalhou desde aos 17 anos de idade e, além de adquirir inúmeras doênças, reduziram o teu salário em 60% da aposentadoria???
Quantos aos líderes governamentais,falam sobre evitar aposentadorias precoces porque não são eles que trabalham duro,com serviço pesado e, com longas jornadas de trabalho.Todo mundo sabe que os palamentares vivem mais viajando à lazer do que trabalhando e, quando comparecem no senado para uma votação ou reunião, ganham um valor bem alto de comissão, sendo que eles já foram designados para isso…
Porque a senhora não entra com um processo em cima disso? Procure um bom advogado trabalhista e, ofereça a ele 30% do que ganhar no recurso.Afinal, o que tem à perder???
A senhora ao menos conseguiu a sua aposentadoria mas, do jeito que a coisa vai indo, daqui há alguns poucos anos, não existirá mais essa palavra ¨APOSENTADORIA¨, teremos que trabalhar até a morte! Acho que é isso que esses políticos realmentem querem…Só que eles sempre querem o melhor para sí, essa é a realidade…
E quanto às pessoas que nunca conseguem trabalho com carteira assinada?Que vivem somente de ¨bicos¨ou trabalhos autônomos??? Esses morrerão de fome ao ficarem velhos,se não houver ninguém por eles…
Isso sem dúvida nenhuma é uma vergonha para o nosso país!
Já se esqueceram do lema da bandeira nacional ¨ORDEM E PROGRESSO¨????
É lamentável…
Boa sorte à todo povo brasileiro e, fiquem com Deus…
tenho 34 anos de contribuição e 54 de idade em 2010 compretaria 55 de idade e 35 de contribuiçao poderia me aposentar ou ficaria correndo atraz da aposentadoria qui nem recolhedor de lixo atraz do caminhão
Pouco vergonha imagine quantos velhos não terão empregos, tomados pelos jovens formados isso é uma falata de vergonha você presidente já é aposentados recebe bem, suas gerações todos muito bem calçadoas.
Pois é eu levanto todos os dias 5:50 para trabalhar em outra cidade tenho filho cuida da casa, esposo para que trabalhar até aos 55 anos contribuir 30 anos, trabalho desdos meus 14 anos como alguém aos 85 anos terá toda essa disposição isso por que eu comecei cedo e aqueles que começaram tarde demais que sofrimento!
DEUS esteja com todos os velhinhos dessa nação brasileira
voce tera que somar mais 05 anos no total…ou seja daqui a 02 anos e seis meses, pois entao a soma da idade com o tempo de contribuicao somam 95
Hoje fala-se em tudo em pról aos menores aprendiz, cria-se para mim bolsa vadio bolsa telefone e tantos outras, e para nós que ao tivemos infância trabalhamos des-de cedo não conhecemos nada disso, ainda bem né mas vamos tem que pagar por isso também cade os deputados e senadores da nossa geração que concordam com tudo, se quisermos ser um país grande devemos sim criar bolsas profissionalisantes para um dia nos se aposentar antes da morte.Pensem nistooooooo..
Isso é um absurdo pois eu sou da epoca de acordar as 6 da manha eja ir pro trabalho com 12 anos de idade nao tive essa regalia dos 16 anos agora que já esta chegando perto para uma aposentadoria teria que trabalhar + 09 anos então essa lei deve ser para os novatos que foram registrado s com 16 anos,,,,,
Gente.
Se esqueceram que isto é Brasil.
Um país governado pela oposição as viagens de FHC e que agora no comando (situação)
vive 335 dias no ano viajando pelo mundo e os outros 30 dias de férias em Fernando de Noronha
CARIDADE COM URGENCIA POR FAVOR DEFINAM ESSA SITUAÇÃO DOS ASENTADOS ANTES QUE ELES MORRAM DE ANGUSTIA E DECEPÇÃO – SOFRE ELES E SEUS FAMILIAS ACORDAR TODOS OS DIAS E SABER QUE NADA ESTA SENDO FEITO PELO CONTRARIO TEM COBAP REUNIDO COM CENTRAIS TRAIRAS
Meu pai tem 52 anos de idade e 30 anos de carteira assinada,sendo que os dez ultimos anos ela trabalha no período noturno.Pelo regime atual,ele se aposentaria no próximo ano.Como fica a aposentadoria dele agora? Se possível alguém me mande a resposta por email. tha-yoshi@hotmail.com
Obrigada
me aposentei no dia 29 de abril de 2005, em maio de 2010 poderei pedir revisao ao inss, ja perdi mais ou menos ums 140,00,Rs,
sou funcionario publico estadual, secretaria da educação, gostaria como vai ficar a aposentadoria de professores e funcionarios, pode pedir aposentadoria proporcional?
Ex. 28 anos de contribuição e 50 anos de idade= é possivel se aposentar
tenho 32 anos de serviço e 50 anos, qto tempo devo ainda trabalhar?
obrigado
Jose Carlos
Coitados dos contribuintes que se iludem ao contribuirem para se aposentar, com essa lei extraordinária entrando em vigor, a expectativa é somente que o governo embolsse as aposentadorias, pois o cidadão não tem margem de vida pra alcançar tal regalia. O lula tá com o dele garantido.
Oh presidente para de olhar pro seu bolso, e faz por merecer a confiança que os cidadãos brasileiros deposiram em vc. Dê esperança ao envez de tirar o chão daqueles que trabalharam para o crescimento deste pais.
É REVOLTANTE GOVERNOS, NÃO TIVE OPORTUNIDADES NEM UMA ESTUDEI COM UM CADERNO NÃO TINHA CONDIÇOES DE COMPRAR PASSEI A MINHA ADOLECENCIA E MIHA JUVENTUDE TRABALHANDO NO COMERCIO ERA UM COMERCIO QUE NÃO TINHA ORARIO DE TRABALHO E NEM RECEBIA HORA EXTRA NEM UMA, ESTOU CANSADA AGORA QUE FALTAO UNS MESES SÓ VOCES QUEREM FAZER ISSO COM AGENTE. LEMBRESE QUE HÁ UM DEUS AGENTE NÃO TEM CULPA DO DINHEIRO DO INSS TER SUMIDO NÃO. AS PESSOAS DO INTERIOR SOFRERAM MUITO. PELO AMOR DE DEUS.
QUERIA SABER COMO VAI FICAR A ÁREA DE SALUBRIDADE QUE HOJE CORRESPONDE A 25 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO
carlos :QUERIA SABER COMO VAI FICAR A ÁREA DE SALUBRIDADE QUE HOJE CORRESPONDE A 25 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO
memo calculo amigo
trabalhei para o estado da Bahia na area de saude,fui esonerada nos anos 80, tenho 8 anos pagos de inss, fora os anos do estado, fiz 60 anos de idade e estou com a carteira proficional sem dar baixa pelo estado. o que devo fazer para me aposentar?aguardo resposta no meu email.obrigada.
Olá Dona Geny! Vejo que a sua situação não está nada fácil,não é?
se a nova lei estivesse em vigor, a senhora teria que trabalhar ainda mais 17 anos, ou seja, teria que trabalhar até aos 77 anos…
Mas como ainda não foi aprovada, procure um bom advogado trabalhista e, tire todas as suas dúvidas…Infelismente, não tenho todas as respostas…
Seria muito injusto a senhora se aposentar somente aos 77 anos…O que a senhora iria usufruir com essa idade? O dinheiro da sua aposentadoria vai acabar tendo que ficar para o governo…
Vai chegar a hora que o melhor à fazer é, cada brasileiro pagar a sua própria previdência por um banco e,deixar de contribuir com o INSS.Afinal, em alguns países não existe aposentadoria…muitos usam fazer este meio de contribuição individual…de qualquer forma, boa sorte à senhora,viu? Dona Geny…
É isso mesmo estou penssando que não vai ser facil aposentaduria pra quem trabalha
essa nova lei ja entrou em vigor , vai entrar?… tenho 28 anos e 8 meses de contribuição, ano que vem completo 48 anos de idade,e vou para 29 de contribuição tenho 5 anos de insalubre para somar, será que consigo me aposentar ano que vem?
sol_sjc@ig.com.br
tenho 32 anos de contribuições e 54 anos de idade ,posso me aposentar com salário integral pela nova lei ? obrigada.
Olá dona Eva Santos Pereira, tudo bêm? A senhora gostaria de saber se tem ou não direito de se aposentar com salário integral? Com toda a certeza pode sim!Pela nova lei, o tempo de aposentadoria para mulheres é de 85 anos e, a senhora já ultrapassou, já tem 86 anos no total. Boa sorte e, boa aposentadoria e, que Deus lhe dê muitos anos de vida para usufruir a sua esperada aposentadoria viu??? Aproveite para viajar muito e conhecer esse nosso Brasil, há muitos lugares lindos e, lembre-se, a vida passa muito rápido, pense bem!
lcf.franca@ig.com.br
OBRIGADA ! LUIZ CARLOS pela resposta .realmente é verdade estamos de passagem neste mundo .temos que aproveitar o maximo ,passeando e ao lado das pessoas que amamos .FELIZ NATAL PRA VOCE E FAMILIA
CANALHICE TEM LIMITE!!!! NÃO TEM AUMENTO PORQUE NÃO SOBRA!!!! VAI PARA O BOLSO DESSES MISERÁVEIS, COVARDES E ASQUEROSOS!!!
se esta nova lei se aprovada como esta vai ser possivel os já aposentados recorrerem, caso seja favoravel.
acredito no presidente lula, não teria intenssão de prejudicar o trabalhador mas sera muito triste para os que esperava que ele seria a ultima esperança dos aposentados se ele não fizer nimquem mais faz.
amigo jose dos reis,nao se iluda com o lula.ele quer mesmo fazer o seu sucessor;mas nos aposentados nao vamos fazer, avontade dele.
SOU PLENAMENTE FAVORÁVEL A MUDANÇA DE CRITÉRIO PARA A APOSENTADORIA , LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO ESTE PROCESSO DO FATOR PREVIDENCIARIO E A EXPECTATIVA DE VIDA QUE NUNCA DEIXA O TRABALHADOR CHEGAR A SEU DESTINO POIS A BENDITA EXPECTATIVA DE VIDA NUNCA PARA DE AUMENTAR.PORTANTO COM ESTA NOVA MANEIRA DE APOSENTADORIA VIRÁ BENEFICAR EM MUITO O TRABALHADOR QUE NUNCA SE BENEFICIOU COM EMPREGOS FÁCEIS EM SUA MAIORIA ARRUMADOS ATRAVÉS DA POLITICAGEM E OUTROS MEIOS, POIS SABEMOS QUE NO BRASIL NÃO É FÁCIL SE CONSEGUIR EMPREGO COM BAIXA IDADE TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE PRIMEIRO SE PREPARAR ATRAVÉS DOS ESTUDOS E EM SEGUNDO LUGAR PROCURAR ESTÁGIOS PARA SE PROFISSIONALIZAR O QUE NÃO É NADA FÁCIL PARA PESSOAS POBRES.
Sou totalmente a favor do fator 85/95 que faz justiça a quem começou trabalhar cedo, pois um trabalhador que começou aos 14 anos e hoje com 54 anos e seis meses homem atinge os 95 do fator, mulher com 49,5 anos. Caso utilizassem o fator previdenciario precisariam trabalhar pelo menos mais 4 anos para ter o mesmo beneficio. A justiça tem que ser reivindica por etapas pois de uma vez só é impossivel, as perdas dos que ja se aposentaram é muito grande, deveriam ser recompostas com transparencia mesmo que por etapas aos poucos, pois de uma vez tambem é impossivel, devido ao grande numero de aposentados.
Alguém pode me ajudar, meu email é xxxxxxxxxxxx, minha mãe era professora de uma escola publica, depois ela foi para um cargo de comissão sendo diretora, ficou por 8 anos, depois na mudança de prefeito, ela voltou a ser professora, e ficou no cargo durante 6 meses, até se aposentar, sendo que ela tá recebendo apenas na aposentadoria o sálario que tava recebendo como professora. Alguém pode me explicar se tem que calcular uma média durante um perído para ver qual será o salário dela?
nao concordo com voce este novo fator esta prejudicando quem comecou a trabalhar cedo… pois com esse novo calculo quanto mais velho vc começa a trabalhar melhor senão veja… comece a trabalhar com 25 anos quendo voce tiver 60 anos a soma se seu tempo de contribuicao 35 anos + idade 60 anos = 95 porem quem começa cedo tem que trabalhar bem mais que 35 anos pra se aposentar.. voce esta muito equivocado nos seus conceitos… o governa esta prejudicando em começou a trab alhar cedo…
Senhor Luiz Bendito Balan, acho difícil alguém trabalhar desde os l4 anos sempre com carteira assinada e todas as empresas que trabalhou sempre trerem recolhido certinho as contribuições previdenciárias, porque se isso não ocorreu, não dá para se aposentar na fórmula 85/95, pois tem que ter sempre contribuido, senão não dá. Acho também que se houvesse um pouco de boa vontade do governo,êle poderia fazer um acordo, começar a partir de agora pagar todos os aposentados pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo e parcelar os atrasados pagando um pouco a cada mês, pois um país que tem l4 bilhões de dólares para aplicar no FMI, bilhões e bilhões para sediar Olímpiadas e Copa do Mundo, reajustar diversas categorias, como judiciário, em índices, conforme noticiado de 33%, não podemos concordar que apenas e sómente aos aposentados que ganham um pouco mais de R$465,00, não seja possível conceder um índice de reajuste de mais ou menos 8,7%.
dificil nao é eu sou um exemplo disso. trabalhei desde meus quinze anos com carteira assinada e nao deixei de trabalhar um dia sequer na toca de emprego, porem agora apos 30 anos de contribuicao e 45 anos de idade, quando finalmente achei que iria poder usufriur da aposentadora e poder relaxar, nao deixar de trabalhar mas fazer algo mais tranquilo, algo que realmente goste
, me deparo com esse governo facista que decide sempre pensando nos seus interesses eleitoreiros, e terei que somar mais 10 anos, ou seja trabalhar 35 anos de contribuicao e 50 anos de idade.
Nasci em 1950 e sempre trabalhei na imformalidade .Trabalhei com registro em carteira de 1971 a 1976 .estou com 60 anos incompletos . que precizo fazer para dar entrada na minha aposentadoria,sendo meu ultmo salario R$2,500,00?
Faço 33 anos de contribuição em 03/03/2010 e já tenho 52 anos de idade, pela nova lei posso me aposentar com salário integral.
Obrigado.
ivalnir pelo nome nao da pra seber se es homem ou mulher.. se for mulher esta tranquila pois sua idade e tempo de contribuicao somam 85, agora se for homem esta soma tera se alcançar 95.
Vivemos num país abençoado por Deus, produzimos carros, temos petróleo, terras produtivas e um contribuinte fiel que dá o seu sangue para garantir uma carga tributária que se avoluma a cada ano, por outro lado, na contra-mão, temos o maior número de políticos inescrupulosos, pilantras e oportunistas que usam as mais variadas formas para enganar o povo, buscando no ilícito o enriquecimento sem causa, suas promessas se tornaram piadas de mau gosto e temos que engolir calados para que eles acreditem que acreditamos. Cadê o Paim e seus aliados no projeto e percentuais para os aposentados? cadê o Lula e seu discurso de metalúrgico pobrezinho e perseguido?
Completei 49 anos em Setembro de 2009 e 30 anos de contribuição em junho de 2009,estou pensando em me aposentar agora no mes de janeiro de 2010,
como fica o meu claculo para aposentadoria . Gostaria de saber se é viavel me aposentar agora ou esperar mais algum tempo? Estou com muitas dúvidas.
Por favo aguardo retorno . Grata
Maria Helena
GOSTARIA QUE ALGUÉM ME INFORMASSE COMO ESTA AS APOSENTADORIAS? TENHO 54 ANOS DE IDADE, 32 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, 01 ANO DO PRIMEIRO TÍTULO, 01 ANO DA TERCEIRA, 9 ANOS COMO AGRICULTOR. GOSTARIA DE SABER SE DA PARA DAR ENTRADA DA APOSENTADORIA.POIS O QUE SE SABE É QUE SOMENTE VÃO COMEÇAR A VOTAR TUDO O QUE É DE INTERESSE DESTE GOVERNO, PRINCIPALMENTE O PRÉ SAL, EM ULTIMO CASO OS QUE INTERESSA AO POVO VOTAÇÃO ESTA SÓ EM MARÇO DE 2010. MINHA GENTE QDO VAI MUDAR ESTE PAIS. SÓ PIORA, E TEM A CARA DE PAU DE IR PARA A TELEVISÃO MENTIR PARA O POVO, MAS O POVO É CULPADO DESTA, SITUAÇÃO.TEMOS QUE MUDAR NEM QUE SEJA NO CASSETE.
COMO PODE HOJE, O LULINHA CONSIDERADO O PAIS DE TODOS OS CORRUTOS DESTA NAÇÃO MEDIOCRE ,REPUBLIQUETA DO TERCEIRO MUNDO,TER ESTE CIDADÃO COMO GOVERNANTE,ANTECIPADO SUA PROPRIA APOSENTADORIA ATRAVÉS DO CORTE DO DEDINHO,PROPOSITADAMENTE CONSEGUINDO ASSIM VIVER HOJE NUM VERDADEIRO PALACIO CHEIO DE MORDOMIAS E NÃO RECONHECER OS DIREITOS LEGITIMOS DA SUA PROPRIA CATEGORIA APOSENTADO.
estou com 60 anos cumpridos….35 anos de cotr,pelo maximo..tenho dentro desse tempo 10 anos de trb..com periculosidade comprovada….fui no inss..e calcularam que eu vou rsceber 1.300 reais…fazem alguns anos que pago 20% como autonomo….e nao aguento mais pagar;;;;;cheguei no limite. obs:os 10 anos de periculosidade nem consideram..dizem que isso nao vale nada…algué pode me ajudar?…..obrigado
Senhor Mario Henrique, não sou nenhum especialista em previdência e nem tampouco advogado, mas se eu fosse o Sr. tentaria aguardar mais uns 2 ou 3 meses, para ver se ocorre alguma mudança nos critérios de cálculo para quem vai aposentar-se, e analizar se será ou não mais interessante para o senhor. Mas, o certo mesmo e mais sensato é o senhor consultar um advogado que trabalhe na área da previdência para lhe instruir e dizer qual a melhor alternativa para a sua situação.
Estou com 53 anos e tenho 33 anos e um mes de contribuição. Como fica minha aposentadoria se eu pedir no começo do ano
voçê terá que esperar mais 10 anos
voce ja podera pedir sua aposentaria pois a soma de sua idade + tempo de contribuicao ja ultrapassam 85 que é o limite minimo para a mulher…somente aguarde a entrada a lei em vigor
este governo é um filha da puta, o o supremo tribunal federal também, não tem lógica voçê pagar sobre 5000 por exemplo e aposentar com 70% do valor. Esta conta existe só para eles, para que possam enfiar dinheiro na cueca. è uma vergonha o que fazem com o pobre, não temos culpa se este maldito sistema previdenciário esta falido. Isso não é um pais sério, e o supremo tribunal compactua com tudo isso.
Por isso quero que vão pra puta que pariu, o presidente lula e do supremo.
Isso tudo tem um fundo de verdade, eles querem economizar mais dinheiro. Pra que será???
Com essa formula 85/95 rídicula,fui consultar uma cigana……ela me falou que vou viver até os 99,5 anos….não sei se devo continuar apagar ou me aposentar agora….pois vá que ela erre de 10 anos, só viveria 89,5anos…É pouco tempo,
como farei para gastar toda essa fortuna ,já que minha aposentadoria seria de R$910,00 mensais…..onde gastar….onde aplicar…..
D.Filomena Maria com 53anos + 33anos de contribuição = 86.Espere até março para saber se entrou em vigor o fator 85 para mulheres. Se estiver em vigor o fato 85/95, a senhora poderá entrar imediatamente com o pedido de aposentadoria.
Meus caros amigos aposentados e futuros, ou futurístas, aposentados, será que vocês não perceberam que o fator expectativa de vida do IBGE, que faz parte do cálculo da aposentadoria, tem por objetivo tranquilizá-lo na hora da sua morte. Ou seja, o governo não deseja a você uma feliz aposentadoria a ser desfrutada durante alguns anos de vida útil, mas ele quer garantir a você uma certa qualidade de vida na hora da sua morte. Porque associar o tempo de aposentadoria a expectativa de vida, é o mesmo que dizer: aposente-se! Mas só quando a morte chegar.Dito de outra forma, quando você não puder ser mais útil a sociedade, receberá a sua aposentadoria e morrerá feliz da vida!
Tenho 53 anos de idade e faltam cinco mese e 25 dias para me aposentar conseguirei pela lei antiga
obrigada
Vou Completar 54 anos em março/2010.
Em março de 2010 completo 34 anos de contribuição.
Recolho desde 1992 o teto da contribuição.
Em 10/05/2011 completo os 35 anos de contribuicao e 55 anos de idade.
Qual modelo de aposentadoria sera melhor optar em termo de rendimentos?
Tenho 32 anos de contribuição, 51 anos de idade. Averbei 16 meses de licença especial. guando vou sonhar com aposentadoria integral?
Obs;Os 16 meses são de licença especial.
TRABALHO EM AREA DE SAUDE NESTE CASO NAO TEM NEHUM PREVILEGIO POIS COMECEI AOS 19 ANOS TENHO 23 ANOS DE SERVICO GOSTARIA DE SABER DE VOCES A RESPEITO DISSO TENHO ISALUBRIDADE TAMBEM
gostaria de fazer um comentario, quando começei a trabalhar registrado em 1977 a lei era 25 anos de trabalho se a função fosem insalubri, quando foi em 1998 o presidente FHC. mudou a lei acabou com a insalubridade como pode isso vc. senta na mesa faz um contrato e depois alguem muda a lei e não vale mais o acordo que foi feito, vou fazer isso com a CEF. vou comprar uma casa para pagar em 25 anos e depois de 10 anos eu vou dizer que não vou pagar mais é a mesma coisa que fizeram com nos. a lei só muda a favor deles, isso é falta de hombrindade não honra o q
Pelo que li acima percebi que as pessoas estão se esquecendo de um pequeno detalhe, o que seria o 100%? Só para se ter uma ideia, fiz uma simulação no sistema atual, o bendito fator previdenciario, 48 anos idade + 30 contribuição, depois de corrigidos, eu teria um salario medio de R$ 2.500,00 (isso, seria o meu 100%), mas com o fator previdenciario isso cairia para R# 1.300,00. Estão falando na media das 36 ultimas contribuições (meu 100% ficaria proximo a r$ 3.000,00), ou ainda no fator 95/85 (ai Jesus, eu nem teria 100% ainda, teria que trabalhar mais 3 anos e meio). Cadê as regras para esses possiveis novos sistema? Com relação ao governo no geral, foram criadas tantas Bolsas disso, bolsas daquilo que alguém tem que pagar a conta, e ninguém melhor que nós que trabalhamos a vida inteira, e nem uma aposentadoria digna podemos ter. Até o sistema de correção é injusto, quem ganha um salario minino tem um reajuste maior, quem ganha também a tal famosa bolsa disso, bolsa daquilo. Agora o aposentado que contribui durante anos e ainda contribui, porque com essa mereca de aposentadoria muitos precisam continuar trabalhando, tem um reajuste menor. Governo, não precisa dar dinheiro pra gente não, basta dar apenas aquilo que é nosso por direito e trabalho.
Percebo em todos os comentários, a indignação geral das pessoas quanto os que ja se
aposentaram e tambem aqueles que por justiça pedem o fim do Miserável Fator Previden-
ciario criado pelo um chupim, escroque,que numca fez nada desde sua época de estudan-
até conseguir a presidência da REPUBLICA, a não ser sugar a nação, fazendo parte des-
te time Mercadante(o sabonete que fica encima do muro), José Genuíno, e tantos outros
lá das Alagoas. Também o Lula faz parte desse time como o maior dos mentirosos, se -
acredita assista o que ele falou numa entrevista do programa Silvio Santos como candi
dato a preesidencia em 1989.(QUE BARBARIDADE FOMOS ENGANADOS E ROUBADO NA NOSSA CONFI
ANÇA.) Agora que colocar em seu lugar (DILMA) em seu lugar para ele governar nos bastidores. ACORDA APOSENTADOS E FUTUROS APOSENTADOS. Não é possivel que vamos
apanhar e ludibriados novamente votando nesta figura que mais parece o papagaio do
pirata do PT que caiu de paraquedas. OLHA BRASILEIROS DE FÉ 2010 JÁ CHEGOU MANIFES
TE SUA INDIGNAÇÃO. (faço parte desta corrente conte comigo).
Caros, infelizmente é toda essa nossa realidade, mas penso que podemos muda-la, acreditar no poder de mudar, mas só faremos acontecer com união, e não é essa união de VOTO não, como diz a celebre frase ” Em um regime Democratico, LEGITÍMO, cada povo tem o Governo que merece ter”, é caros, votamos nesses seres despresiveis, que hoje nos representam, e que elaboram essas LEIS, nos tratando como se fossemos imbecis, ou menospresando nossa inteligencia com discursos hipocritas. Chegou o momento de agir, as opniões como essa que agora lhes escrevo não bastam. Devemos lutar pelos nossos direitos de cidadão Brasileiro, trabalhador e ser humano. Essa luta deve ser pacifica e ordenada, legitima e ter o apoio de toda a sociedade Brasileira, a dos homens de bem. Caros precisamos nos organizar, aguardo idéias, mas temos que ser rapidos, pois aumento de politico e leis que prejudicam o povo, os despresiveis hipocritas votam na velocidade da luz. Saudações.
Aposentei aos 33 anos de contribuião e 57 de idade, continuei trabalhando e contribuindo,hoje tenho 60 anos e 36 de contibuição ; gontaria de saber tenho direito a revisão da minha aposentadoria?
Na verdade fomos todos enganados, ou melhor, surrupiados!
Quando começamos a trabalhar registrado, aos 14 anos de idade, o contrato era
30 anos (proporcional) e 35 anos (integral). O Corno do FHC e sua gangue alterou
o contrato, sem nos consultar, criando uma transição e mudando a regra do jogo.
O Traidor do Lula, que prometeu que ia arrumar a situação, alem de trair, deixou
complicar ainda mais, impedindo-nos de sobreviver com o que ganhamos e negando as correções a que temos direito.
Anteriromente a garotada com 14 anos, começava a trabalhar como office-boy, aux de
escritório, aprendiz de varias profissões no Senai e, eramos registrados e, portanto, ja contribuíamos obrigatoriamente com o INSS, estudavamos à noite, no Ginásio, Colegio e Faculdade Particular (Eramos chamados de pé de couve, pois trabalhavam de dia e estudavam à noite). Após 30 ou 35 anos de contribuição e novos
na idade, o FHC nos chamou de vagabundos e alterou a regra do jogo.
Com 40 anos de idade a maioria das empresas, ja nos chamam de velhos e, nos negam
empregos.
Como é que com essa regra nova, se um trabalhador for demitido, onde vai trabalhar para completar o tempo de contribuição para se aposentar????
E essa pobre juventude, que só começa a trabalhar registrado com 20, 22, 23 anos???
Vai se aposentar e morrer, ou vai morrer trabalhando??? !!!
Hoje os jovens estão inertes, sem perspectivas, sem responsabilidades, usando drogas, ficam gravidas aos 12,13 14 anos, poucos tem educação e respeitam os pais!
Porque não voltam à velha regra??
Começamos aos 14 anos, mas, brincamos, namoramos, passeamos, estudamos, aprendemos profissões, tinhamos responsabilidades, ajudava em casa e, respeitavos os pais!!
O único azar foi que no final, alteraram as regras do jogo!
REGRA ATUAL: MULHER – 30 ANOS DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR PREVIDENCIARIO – HOMEM = 35 ANOS DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR PREVIDENCIARIO – REGRA NOVA (SE ENTRAR EM VIGOR): MULHER – 30 ANOS DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR PREVIDENCIARIO ATÉ COMPLETAR 85 NA SOMA DA IDADE MAIS O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO – HOMEM = 35 ANOS DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR PREVIDENCIARIO ATÉ COMPLETAR 95 NA SOMA DA IDADE MAIS O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO // AO COMPLETAR 85/95 O FATOR PREVIDENCIARIO É IGUAL A UM – INTEGRAL.
Com trinta anos trabalhados e cinquenta e seis de idade , em salubridade. Qual o direito de aposentdoria?